Lançamentos Janeiro 2019

por Bruno Raposo

Considerado por muitos o mês mais longo do ano, Janeiro é também um mês em que muitos artistas aproveitam para lançar os seus álbuns ou então apenas singles que vão rodar até ao Verão, altura em que lançam o seu disco de longa duração. Este início de ano não foi excepção e foram muitos os discos que chegaram à redacção do Portal Pimba e, pela amostra, este ano promete ser muito bom!

Não vamos fazer uma critica exaustiva dos discos neste post, até porque ainda não ouvimos muitos dos discos que recebemos, mas é impossível ficar indiferente ao regresso de Zé Cabra que em 2019 ainda lança discos. Numa rápida audição do “Dançar, curtir até cair” pareceu-nos que Zé Cabra nos surge lentificado, arrastando a voz. Chegámos a interrogar-nos, durante a audição do disco, se estará tudo bem com a sua saúde. A música que destacamos – “Trás os Montes” – é uma espécie de “Sonhos de Menino” em que o Zé Cabra recorda as suas origens. Muitos anos se passaram desde o último lançamento discográfico do autor de “São Lágrimas”, mas podemos assegurar-vos que não houve grande evolução…

Mas centremo-nos em música que vale a pena ser ouvida! Sérgio Rossi lançou o seu single “Baby Silicone” e temos a certeza que a irão ouvir muito neste Verão. Os ritmos latinos de Sérgio Rossi prometem trazer bastante animação às “Expofacics” deste país.

Também “Os Solitários”, com o seu divertido single “Eu vou às grutas”, nos despertaram a curiosidade para o seu novo álbum a ser lançado lá mais para o Verão. De regresso está também Nikita, a artista invisual que surgiu no meio artístico nacional pela mão da Ágata e que nos parece agora mais emancipada com este “Agora tchau”. Micael Vingança lança o seu segundo álbum – “A mulher gosta de carinho” – que nos parece ter potencial para que o artista, natural de Lousada, alcance novos públicos. A Banda Aleziv continua com grande fulgor e lança o seu single “A mulher e a videira”, um avanço para o álbum que sucede a “Saia Curta”, editado em 2018.

Outro aguardado regresso é o de Eduardo Santana, que lança o álbum “A mulher portuguesa”, uma temática já bastante explorada por outros artistas nacionais. Vamos ver qual a aceitação do público a este trabalho que já tem marcado presença nos programas da tarde da TV. José Lito Maia, o verdadeiro autor do tema “O pai da criança” também está de regresso aos discos e, como não podia faltar, reedita uma nova versão do seu sucesso maior.

Entre os lançamentos de artistas que eram totalmente desconhecidos temos Mário Costa, que nos despertou alguma curiosidade após uma breve audição do seu trabalho “Quero falar com ela”. Muito provavelmente voltaremos a falar dele, bem como do Conjunto Vozes Vale do Sousa que, com o seu álbum “Mudei meu visual”, nos chamaram à atenção.

Em grande está também a música minhota, com vários lançamentos de desgarradas, com destaque para Adília de Arouca a surgir em vários álbuns. Quim Barreiros, o nome maior do género, surge-nos em duelo com Armando Marinho, voltando assim às desgarradas.

Em baixo deixamo-vos um índice de todos os lançamentos que nos chegaram. Ao clicar no nome poderão escutar uma das faixas do álbum/single. Digam-nos quais os vossos preferidos, queremos ouvir o vosso feedback, seja aqui ou na nossa página do facebook.

E não se esqueçam de partilhar com os vossos amigos!

 

Adília, Ricardo, Nuno – A arma do barrosão
Agrupamento Brilhante Sol – Sede de Amor
Augusto Moreira de Paredes e Irene de Gaia – Regressa a Portugal
Baeta e Companhia – A festa continua
Banda Aleziv – A mulher e a videira
Bastien – O sonho continua
Conjunto Vozes do Vale do Sousa – Mudei meu visual
Eduardo Santana – A mulher portuguesa
Fernando Correia e os Caramuscas– Mentiroso, Mentirosa
Henrique de Lindoso e Carminda dos Arcos – Emigrantes pela estrada
Joana D’arc – Sou Joana
José Lito Maia – Amor Cigano
Litos Quinhas & Os bandalhos – Litos Quinhas & Os bandalhos
Mário Costa – Quero falar com ela
Micael Vingança – Mulher gosta de carinho
Nelson Costa – Lua e noite
Nikita – Agora tchau
Carmo, Augusto Moreira, Adília – Casa comigo
Os foliões – Olhai que cana boa!!!
Quim Barreiros – desafio Armando Marinho
RH – Pulsação
Rosa Martins – O amor não perdoa
Ruben Aguiar – Ruben Aguiar
RR – Ser Feliz
Sérgio Rossi – Baby silicone
Solitários – Eu vou às grutas
Zé Cabra – Dançar, curtir até cair

You may also like

Leave a Reply