Tody Moreira – Telemóvel para aqui telemóvel para ali

por Bruno Raposo

É já amanhã, 25 de Março, que o cantor Tody Moreira apresenta o seu primeiro trabalho discográfico no Salão Paroquial de Santo Emilião – Póvoa de Lanhoso, sua terra natal. O Portal Pimba junta-se à festa e tem a honra de apresentar em primeira mão a música “Telemóvel para aqui, Telemovel para ali”, o primeiro avanço do álbum “Aconteça o que acontecer”, a grande aposta de Custódio Moreira, de seu verdadeiro nome, para animar o verão de 2018.

Nascido em 1978 na Póvoa de Lanhoso, Custódio Moreira desde cedo mostrou apetência para as música, usando tudo o que tinha à mão para a produzir, desde latas a guitarras com cordas feitas com cabos de travão de bicicleta. A música sempre esteve presente na sua vida, no entanto em 1995 envolve-se  num acidente de viação (“um pinheiro não quis sair da frente” – segundo palavras do próprio) e sofre uma lesão do plexo braquial que o imobiliza do braço direito. Apesar deste revés em 1999 integra o grupo musical Sigabanda de Castelões, Guimarães.

A sua participação na banda termina um ano depois, altura em que ruma à Alemanha. Esteve em Dusseldorf 10 anos, onde formou um duo com Arnaldo Santos e privou de perto com uma lenda e um dos grandes ícones do Portal Pimba – Nel Raymundo. Tody conheceu-o na Associação Portuguesa de Dusseldorf, da qual era dirigente e onde o saudoso Nel Raymundo era visita habitual. “Era excelente pessoa” diz-nos Tody Moreira, como se alguma vez tivéssemos duvidado disso…

Após o regresso à sua terra natal, chegou a altura de se lançar numa carreira a solo. O primeiro grande passo será dado amanhã no Salão Paroquial de Santo Emilião em Póvoa de Lanhoso com o lançamento do seu primeiro trabalho perante o público da sua terra (que por vezes é o mais difícil de conquistar) mas esperamos ouvir falar muito dele este verão!

Boa Sorte!

 

You may also like

Leave a Reply