Júlia Santos – Paz na Primavera

por Bruno Raposo

20 de Março marca o inicio da Primavera e não poderíamos deixar de assinalar esta data aqui no Portal Pimba. Gostamos da Primavera,  principalmente do mês de Junho que marca o inicio dos arraiais com os tradicionais santos populares. No entanto a música que vos mostramos hoje não é uma ode convencional à primavera como “Primavera Vem” de Leonel Nunes por exemplo. Não é uma música leve para os bailaricos em dias de sol. Júlia Santos aborda o tema de uma perspectiva bem mais profunda. Para a artista a Primavera é sinónimo de um despertar de ideias, um desabrochar do Homem para a paz onde o amor a vence a guerra.

Penso que esta música será anterior à Primavera Árabe, mas poderia muito bem estar relacionada com a onda revolucionária que varreu o Médio Oriente. No seu inicio em “spoken word”, podemos ouvir uma criança falar-nos sobre o fim da guerra e de soldados que disparam as suas armas, não para matar, mas sim para festejar o fim dos conflitos. Está assim feita a introdução para a voz doce de Júlia Santos, que por si só, nos proporciona verdadeira paz interior. A acompanhá-la à voz e guitarra acústica, Júlia tem um elemento masculino, o que faz com que, pelo seu tom, esta música possa perfeitamente ser incluída num grupo coral de uma igreja.

Não sei a identidade do misterioso acompanhante, uma vez que as informações que possuo sobre este disco são praticamente nulas. Para dizer a verdade, nem sei bem como é que este disco veio parar aqui a casa, mas ainda bem que o descobri, para poder partilhar esta mensagem de paz e esperança convosco. Espero que gostem.

 

Leave a Reply