Tony Delorido – Drama Cruel (Castelo de Paiva)

por Bruno Raposo

No dia 4 de Março de 2001 uma excursão às amendoeiras em flor acaba da pior forma ao atravessar a Ponte Hintze Ribeiro em Entre-os-Rios. A derrocada da ponte, num dia de intenso temporal, arrastou para a morte mais de 50 pessoas no rio Douro.

Apesar dos 17 anos que passaram, a tragédia de Entre-os-Rios continua bem presente na memória colectiva dos portugueses. No entanto,  para que memória não se desvaneça, Tony Delorido criou a derradeira canção sobre esta fatalidade. Para isso foi beber a sua inspiração a um dos melhores cantores de tragédias que Portugal conheceu. Esse mesmo: Graciano Saga!

“Drama Cruel (Castelo de Paiva)” de Tony Delorido é uma versão do êxito “Vem devagar emigrante” do saudoso Graciano Saga e mostra-nos a versatilidade deste tema intemporal, capaz de se adaptar a qualquer tipo de fatalidades.

Com um visual muito próprio, onde a peculiar franja se destaca, Tony Delorido – à semelhança de Graciano Saga – também cedo emigrou para França onde começou a sua carreira em ranchos folclóricos. Mais tarde continuou a sua carreira a solo apenas com um trio de bailarinos. Atingiu o sucesso, vendendo milhares de discos no seu primeiro álbum a solo.

Admirador confesso de Jorge Ferreira e Roberto Leal, teve oportunidade de partilhar o palco com os seus ídolos nos palcos franceses, no entanto sempre que a vida o permite regressa a Portugal, à sua aldeia no concelho de Vila Verde.

O Portal Pimba vai continuar a descobrir a obra de Tony Delorindo (porque acreditem em nós, vale a pena), mas não podíamos deixar de partilhar esta música como homenagem a todas as vítimas de Entre-os-Rios. Esperamos que gostem!

You may also like

Leave a Reply