Fátima Santos

Fátima Santos – Brincando na Areia

por Bruno Raposo

Fátima Santos nasceu numa família de músicos em Vila Franca do Campo, Açores. Prima de Nelly Furtado e Fernando Santos, a música corre-lhe nas veias de tal forma que nem precisou de a estudar.

Artista autodidacta, é ela a autora da maior parte das suas letras e músicas. É por isso que, ao ouvi-la, de imediato nos vem à memória Ninfa Artémis, a famosa autora de “Aha sim gato!”, também ela uma artista que nunca precisou de estudar música para se expressar.

Se ainda não ouviram a música no topo deste post, a melhor forma que tenho para vos descrever a sua sonoridade é pedir-vos que façam o exercício mental de imaginar a Dona Dolores Aveiro a cantar uma música de Ninfa Artémis. Se conseguiram realizar este pequeno exercício, não ficarão tão surpreendidos no momento em que carregarem no play. As sonoridades dançantes levam-nos para o universo de Ninfa. A letra, debitada de forma pujante como se de palavras de ordem se tratassem, completa o imaginário sónico criado por Fátima Santos neste Brincando na Areia, tema de 2016 que podemos encontrar no álbum “Vamos ver o mar” (penso que será o 3º álbum da cantora).

Infelizmente, a música desta diva açoriana nunca atravessou fronteiras como a da sua prima mais famosa. Os seus concertos realizam-se essencialmente no arquipélago dos Açores e, no Youtube, apenas encontramos duas participações da artista na tv regional. Isso tem que mudar! Fátima Santos merece o sucesso! A sua discografia deve ser ouvida de fio a pavio e como tal esta será uma das artistas em que mais vamos apostar no Portal Pimba e no futuro esperamos ir dissecando a sua obra. Fiquem atentos!

You may also like

Leave a Reply