Amadeu Mota

Amadeu Mota – Ela tem apenas 15 anos de idade

por Bruno Raposo

Se me pedissem para fazer um Top 3 dos meus artistas preferidos, o primeiro será fácil de adivinhar, mas logo de seguida está Amadeu Mota. Com mais de 50 anos de carreira, o cantor natural de Bustos (na bela zona da Bairrada), iniciou a sua carreira no Conjunto Musical os Pavões e, à semelhança de Leonel Nunes, também a sua passagem pela tropa foi muito importante na sua carreira musical. Foi no final do serviço militar que se lançou numa carreira profissional a solo, acompanhado por Mário Martins (acordeão), Edmundo Nogueira (saxofone) e Cipriano Nunes (bateria), todos ex-elementos do grupo “Eles e Elas” de Mamarrosa. Hoje apenas Edmundo Nogueira se mantém no Conjunto Amadeu Mota.

Desde que me mudei para o concelho de Ílhavo, é frequente ver cartazes afixados de espectáculos de Amadeu Mota pelos cafés da região. Já tive oportunidade de o ver na magnífica festa da Rádio Botaréu (apresentada pelo inimitável João Claro) e em Ílhavo, numa festa de Verão onde animou a matiné. Ao vivo continua em grande forma, apesar de não ter tocado os temas preferidos, no qual este “Ela tem apenas 15 anos de idade” se inclui.

Tema polémico, este sucesso de Amadeu Mota conta-nos o amor (esperamos que platónico) entre um adulto e uma jovem de apenas 15 anos de idade. Amor esse que, segundo nos conta o autor na canção, é reprimido pelos próprios amigos que o questionam quanto à idade da amada, mas Amadeu responde com vigor no refrão: “Ela tem apenas 15 anos de idade, mas o amor que sinto agora é amor de verdade” e, como diz o povo, o amor não escolhe idades.

You may also like

Leave a Reply