Nel Raymundo

Nel Raymundo – Professora Felina

por Bruno Raposo

Não poderia ser outro artista a começar o novo Portal Pimba. Nel Raymundo faleceu no passado dia 18 de Novembro, não resistindo a um cancro no fígado.

Descoberto por Rui Unas no Cabaret da Coxa, o Nel teve aí talvez o maior momento de reconhecimento da sua carreira em Portugal com o seu êxito “Professora Felina”. Nel Raymundo tinha sido até aí emigrante na Alemanha onde era mediador de seguros. Na curta passagem por Portugal ainda teve tempo de colaborar com o Cabaret da Coxa com a rubrica “A crítica de Nel” onde analisava os maiores êxitos musicais mundiais.

Posteriormente esteve emigrado nos Estados Unidos, nunca deixando de cantar para as comunidades de emigrantes portugueses. Regressou há (salvo erro) 4/5 anos a Portugal, onde procurou recomeçar a sua carreira.

O momento em que teve mais visibilidade neste retorno foi na sua participação no “Got Talent” da RTP, infelizmente sem o reconhecimento desejado.

Em 2016 lançou o seu derradeiro álbum “Lutando para Vencer”, em que à semelhança do álbum “Blackstar” do seu colega David Bowie, que sucumbiu à mesma maleita, também no álbum de Nel Raymundo podemos encontrar várias mensagens que agora, à luz dos recentes acontecimentos, ganham todo um novo significado. Tentaremos analisar essas mensagens no futuro no nosso blog.

Há muito que falava com Nel Raymundo no Facebook, falámos várias vezes em nos encontrarmos, mas tal nunca chegou a acontecer. Nos últimos tempos, e com o regresso do Portal Pimba, tínhamos um projecto onde ele se iria encaixar na perfeição e ele sempre se mostrou disposto a colaborar. A sua morte apanhou-nos de surpresa, e ficou o nó no estômago por nunca termos feito nada juntos. Resta-nos prestar-lhe a devida homenagem com o seu maior êxito: “Professora Felina”!

 

You may also like

1 comentário

Tody Moreira - Telemóvel para aqui telemóvel para ali - Portalpimba Março 24, 2018 - 11:55 am

[…] com Arnaldo Santos e privou de perto com uma lenda e um dos grandes ícones do Portal Pimba – Nel Raymundo. Tody conheceu-o na Associação Portuguesa de Dusseldorf, da qual era dirigente e onde o saudoso […]

Reply

Leave a Reply