Portal Pimba

O Portal Pimba está de volta!

por Bruno Raposo

Criado em 2005, o Portal Pimba foi um dos blogs mais influentes da blogosfera na altura, estando frequentemente no top25 nacional. Dedicado a descobrir os artistas mais “alternativos” da cena da Música Popular Alternativa portuguesa, foram vários os artistas popularizados pelo Portal Pimba: nomes como Júlio Miguel e Leninha, Duo São Lindas, Mário Jorge, Ninfa Artémis, entre outros, tornaram-se conhecidos graças ao blog e ao importante contributo do Laboratólarilolela de Nuno Markl que semanalmente divulgava as músicas na Antena3.
Depois de um longo hiato, em que não se pagaram servidores e grande parte do espólio se perdeu, o Portal Pimba regressa em 2017 com a mesma missão: dar voz aos que a não têm.
O novo Portal Pimba procurará criar uma comunidade forte e participativa, e o contributo de todos será importante para descobrir os artistas mais obscuros de Portugal. Se na vossa terra há um artista que ainda não passou os limites do concelho e tem material gravado, enviem-nos! É disso que precisamos para fazer deste espaço o arquivo definitivo de todos os artistas “populares alternativos”.
Iremos procurar também criar conteúdos originais, estabelecer relações estreitas com os artistas, filmar, fotografar, entrevistar. Queremos estar ao serviço dos artistas e divulgar a sua música. O Portal Pimba sempre se pautou por tratar os artistas e este estilo musical de forma digna, sem entrar em gozos fáceis.

Temos muitas outras ideias na calha, muitas novidades estão para vir e, acima de tudo, há muita música para vos mostrar. Estejam atentos, espalhem a palavra, o Portal Pimba voltou!

 

3 comentários

CINE31 Novembro 26, 2017 - 9:55 pm

Bem vindos de volta!!
Era leitor assíduo na época do Laboratólarilolela e estou ansioso pelas novas pérolas!

Reply
Bruno Raposo Novembro 27, 2017 - 2:53 pm

Obrigado. Há muitas para publicar. 😛

Reply
Maria Jose Novembro 27, 2017 - 3:05 pm

a propósito do que “se perdeu” talvez valha a pena dar uma vista de olhos a isto http://arquivo.pt/search.jsp?l=pt&query=http://www.portalpimba.com/&btnSubmit=Pesquisar
e, se a preservação digital é um assunto que interessa a este novo (velho) site, dia 30 há formação gratuita em lisboa sobre o tema:
http://sobre.arquivo.pt/pt/formacao-gratuita-no-dia-3011/

Reply

Leave a Reply